Pular para o conteúdo principal

Sua área contribui, mas não é a única*


Tem uma frase atribuída a Abraham Maslow que diz que “Para quem só sabe usar martelo, todo problema é um prego.” É o que vejo bastante por aí. Se o sujeito é economista, o problema é somente econômico. Se é médico, deveria haver mais investimento na saúde. Se é cientista político, o problema está na organização política. Se se dedica à vida intelectual, acha que todos deveriam seguir o mesmo caminho.

O mesmo acontece com pessoas dedicadas a diversas outras áreas. Isso quando a pessoa não tem um partido de estimação e acha que tudo é fruto de perseguição ao seu candidato do coração. Mas a vida é mais complexa do que isso.

Devemos fazer nossa parte a partir da área em que atuamos, porém sem achar que todos devam fazer exatamente o que fazemos. Quando citam, por exemplo, países que saíram da miséria e escassez depois de investir na educação, os "defensores" da educação esquecem que muitas outras instâncias da vida e do comportamento daquele povo estavam desenvolvidas ou em desenvolvimento.

A especialização ajuda. Mas, além da área a qual você se dedica, um razoável conhecimento do todo tira você da alienação ou do exclusivismo da sua área.

*Prof. Dr. Miguel Angelo Caruzo
Filósofo. Escritor. Filósofo Clínico. Livre Pensador.
Teresópolis/RJ

Comentários

Visitas