Pular para o conteúdo principal

Para ler e compreender*

 

Amigos, não basta saber ler para compreender um texto. Para absorvê-lo mais ou menos inteiramente, é preciso conhecer o campo de sentidos em que foi escrito.

Isto é: o domínio da língua não se esgota na leitura e na escrita proficiente. A língua é composta por muitas linguagens que se inscrevem em diferentes regiões hermenêuticas.

Ao transitarmos por um texto escrito numa região hermenêutica desconhecida, encontramo-nos numa situação de analfabetismo simbólico; não o interpretamos corretamente porque desconhecemos os complexos nos quais os seus símbolos se relacionam. Estamos como que diante de um texto escrito noutra língua, uma língua ignorada. Todavia – e aí está a tragédia –, acreditamos compreender o lá está colocado, porque sabemos o significado ordinário daquelas palavras.

O exercício intelectual mais difícil é o reconhecimento da própria ignorância: se somos capazes de ler todas as palavras de um texto, como podemos chegar à conclusão de que talvez não o compreendamos? E que a ordem em que as palavras são dispostas faz emergir um nível hermenêutico - de cuja existência podemos não suspeitar - que eventualmente cria um significado completamente diferente, e mesmo invertido?

* * *

A leitura cuidadosa de bons livros amplia o horizonte da consciência: quanto melhor lemos, mais vasto ele é, e conseqüentemente melhor interpretamos - os textos e o mundo. Afinal, é com palavras que pensamos e que compreendemos a realidade. Se lemos melhor, então vivemos melhor.

* * *

Amigos, o Clube do Livro: Literatura para Viver Melhor está com inscrições abertas.

Os inscritos até hoje, 20 de dezembro, receberão um exemplar físico do meu livro "Pax Aeterna: Ensaio sobre o sujeito atômico".

Inscreva-se!

O link: https://pay.hotmart.com/D88747983G?checkoutMode=10...

*Prof. Dr. Gustavo Bertoche

Filósofo. Educador. Mestre e Doutor em Filosofia. Escritor. Musicista. Filósofo Clínico. Autor da obra: "Pax Aeterna: Ensaio sobre o sujeito atômico", dentre outras. Em 2019, por indicação do conselho e direção da Casa da Filosofia Clínica, recebeu o título de “Doutor Honoris Causa”.

Teresópolis/RJ

Comentários

Visitas