Pular para o conteúdo principal

O que significa dizer que o filósofo clínico é um aprendiz?*

Embora seja apresentado em cursos que variam entre 18 e 24 meses, o conteúdo da filosofia clínica preencheria tranquilamente uma formação de quatro anos com a carga horária de uma graduação. Ainda assim, continuaria sendo um curso com conteúdos introdutórios.

Um filósofo clínico aprende a teoria, realiza a formação da prática, mas precisará continuar seus estudos teóricos e práticos por toda a vida. A alma humana não se esgota em uma formação.

O certificado que habilita à clínica é uma autorização e não a comprovação de que não há nada mais a ser aprendido. A filosofia clínica é um aprendizado para a vida toda.

Hoje, dez anos depois de ter iniciado minha formação, me vejo tão iniciante quanto meus alunos que estão há alguns meses na formação. Meus professores são os filósofos clínicos com os quais converso, os artigos e livros que leio, os áudios e vídeos que acompanho, e os partilhantes que atendo semanalmente.

Ser filósofo clínico é permanecer aprendiz, é se ver como iniciante, é saber que não sabe tudo, é cultivar o espanto e a admiração ante o novo que diariamente se apresenta no relato da vida de cada partilhante.

*Prof. Dr. Miguel Angelo Caruzo

Filósofo. Escritor. Autor da obra: “Introdução à Filosofia Clínica”. Publicada na coleção de Filosofia Clínica da Casa da Filosofia Clínica, numa parceria com a Editora Vozes/Petrópolis/RJ. 2021.

Teresópolis/RJ

Comentários

Visitas