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Fragmentos Filosóficos Delirantes*

"Ao desenhar refúgios entrelinhas de saber excessivo, um velho conhecido se faz estrangeiro à natureza que muda para se manter. Na interrogação das incertezas o silêncio oferece novas versões na transgressão da palavra." "O vocabulário da singularidade pode referir temas com significado próprio, mesmo quando se utiliza de expressões contidas no dicionário comum. Nesse sentido, pode ser importante superar os limites do mundo atual. As releituras costumam viabilizar essa decifração." "O autor, como investigador de raridades, busca afinar seu estilo de acordo com as fontes por onde transita. A ele se oferece o desafio de encontrar o melhor ângulo, para realizar a magia da interseção aprendiz." "Como um artesão a esculpir sua obra de arte, o Filósofo Clínico trata de aprender com os signos imprevistos. Elabora escutas, olhares e diálogos, no lugar onde a estrutura das profecias se manifesta." "A natureza também insinua seus or

Fragmentos Filosóficos Delirantes*

"Território escorregadio de questionamento e de reinvenções do novo, tela de fundo dos avanços ou retrocessos da sociedade, a modernidade cristaliza os processos sistematicamente feitos aos níveis social, político e estético. Com seus espelhos convexos, e côncavos, a modernidade é uma espiral de contradições, de esperanças, de decepções e de reinícios." "Pensada como fábrica de transgressões, a literatura é uma construção, ao mesmo tempo histórica e imediatamente contemporânea." "O que o deus Cronos não perdoa às vanguardas é o frescor e a espontaneidade de suas extravagâncias." "O gesto vanguardista por excelência é a provocação verbal ou visual. Os criadores vanguardistas que se batizam de futuristas, surrealistas, dadaístas, criacionistas, minimalistas, maximalistas, proclamam sua diferença e operam a ruptura." "Nesse polimorfismo literário, as vanguardas se destacam por marcarem, cada vez, o advento de uma linguagem no

Fragmentos Filosóficos, Criativos, Delirantes*

“Também sabemos que de início praticamente todas as obras-primas foram rejeitadas e vilipendiadas. É quase uma regra. Toda obra realmente forte tem que incomodar. Na verdade, isso é um sinal da sua força.” “O fenômeno da identificação – a joia do cinema, a transferência mágica, a passagem secreta de um coração a outro – provavelmente está além da explicação racional. Ele mexe em demasia com parâmetros parcamente conhecidos.” “Somos tocados apenas por uma realidade secundária, uma realidade de outra ordem, fácil de sentir, difícil de descrever.” “Coincidências, eventos improváveis – a verdade não é sempre convincente. Sempre soubemos disso. O cinema, que tão frequentemente se aventura pelo irreal, constantemente renuncia a uma realidade que considera difícil demais de ser engolida.” “O indefinível era melhor do que o específico, ainda que exótico. Buñuel, além disso, sonhava em introduzir sorrateiramente algumas informações falsas em todos os seus filmes, como que p

Atira-te ao Rio*

“Os panoramas, que anunciam uma revolução nas relações da arte com a técnica, são ao mesmo tempo expressão de um novo sentimento de vida.” Walter Benjamin Poucas músicas são como poucos olhos a ser visto na distância dos olhos. Ocultos, bem próximo da memória, minha mão acompanha o pensar, a curva do olhar dobra o velho porto abandonado.  Então, eu estava a olhar o outro lado das coisas, estava a caminho do rio, passei por bares, mistura de sons, a alegoria das cores que vinha do rio, a conversa dos olhos, o sentido da música, o fim da rua.  Estava à beira do Tejo. O fundo do rio surgia uma mesa na passagem do passado ao presente, um bar, o som perdido no vento brando das águas no ritmo contrário da cidade. As pessoas de um lado ao outro vinham ao mesmo tempo de onde estava olhar, a construção dos olhos é como um barco que aporta no velho cais.  Algo que procurei, um som que não escutava, desde um tempo não tão longe dos olhos mas longe do sentir, a memória não de

Rumo*

Somente sou quando em verso. Minhas faces mais diversas são labirintos antigos que me confundem e perdem Meu pensamento perfura muros de nada, à procura do que não fui nem serei. Ante a carne fêmea e branca meu corpo se recompõe ofertando o que não sou. Meu caminhar e meus gestos mal e apenas anunciam minha ainda permanência. Para chegar até onde não me presumo, mas sou. sigo em forma de palavra.   *Thiago de Mello

Essência e Acidentes*

Não é raro encontrar quem descredencie a filosofia como capaz de auxiliar em questões do cotidiano. Há quem postule que as “fórmulas abstratas e universais” dos livros de filosofia não resolvem problemas de cunho prático. Considerada mais uma abordagem filosófica, a filosofia clínica sofre pelos preconceitos de quem sequer se deteve por um tempo em sua análise. Diante disso, podemos levantar alguns aspectos que valem a pena serem pensados. Aristóteles e Platão, além de suas divergências, chegavam num acordo acerca do “objeto” de conhecimento: o mundo sensível é constituído pelo devir. O Estagirita apontou para um processo de abstração do sensível que, a partir da suspensão dos acidentes, tornava-se possível pensar a essência. Assim, ficou possível pensar o homem para além dos homens particulares em suas diversas diferenças. Seu mestre formulou as Ideias como instância na qual se encontravam as formas puras das coisas concretas que, por sua vez, são imagens imperfeitas da conce
"(...) Desde que, adulto, comecei a escrever romances, tem-me animado até hoje a idéia de que o menos que o escritor pode fazer, numa época de atrocidades e injustiças como a nossa, é acender a sua lâmpada, fazer luz sobre a realidade de seu mundo, evitando que sobre ele caia a escuridão, propícia aos ladrões, aos assassinos e aos tiranos. Sim, segurar a lâmpada, a despeito da náusea e do horror. Se não tivermos uma lâmpada elétrica, acendamos o nosso toco de vela ou, em último caso, risquemos fósforos repetidamente, como um sinal de que não desertamos nosso posto." *Érico Veríssimo

Viver im_perfeito*

Que vivamos a loucura De sermos como somos Imperfeitos! Que expressemos a loucura De não representarmos e Sermos transparentes Que brinquemos loucamente Pelo avesso, do avesso Do avesso... Pois, viver só vale a pena Na coragem de transgredir Loucamente! Boa noite! *Dra. Rosângela Rossi Psicoterapeuta. Filósofa Clínica. Escritora. Juiz de Fora/MG

Arte Poética*

Entre tantos ofícios exerço este que não é meu, como um amo implacável obriga-me a trabalhar de dia, de noite, com dor, com amor, sob a chuva, na catástrofe, quando se abrem os braços da ternura ou da alma, quando a enfermidade afunda as mãos. A este ofício obrigam-me as dores alheias, as lágrimas, os lenços saudadores, as promessas em meio ao outono ou ao fogo, os beijos de encontro, os beijos de adeus, tudo me obriga a trabalhar com as palavras, com o sangue. Nunca fui o dono de minhas cinzas, meus versos, rostos obscuros escrevem-nos como atirar contra a morte. *Juan Gelman

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