Pular para o conteúdo principal

A relação EU-TU em Gadamer - na relação terapêutica da Filosofia Clínica*

RESUMO: a relação hermenêutica entre eu e tu em Gadamer, em sua obra Verdade e Método coloca a ética como fundamento primeiro e último dessa relação. Com vistas a uma nova ordem mundial hermenêutica, através do diálogo, da escuta, do direito e da voz do outro, tanto para conflitos geopolíticos como para uma relação cotidiana entre pessoas, Gadamer determina alguns critérios para um diálogo de abertura onde as partes: eu e tu, têm responsabilidades éticas nessa dialética.

Na apresentação dessa relação ética hermenêutica gadameriana, vamos deliberar que o lugar ou espaço dessa relação ideal que ele coloca, não é na política ou em outra área mais ampla, mas é possível dentro de uma outra relação, uma relação terapêutica, porém não a psicanálise, mas a filosofia clínica, por ela apresentar e defender veementemente a singularidade.

KEYWORDS: Gadamer – hermenêutica – ética - filosofia clínica – dialética -singularidade.

INTRODUÇÃO: Na obra Verdade e Método Gadamer fala na relação eu-tu estabelecendo uma hermenêutica, neste processo de diálogo, enquanto ética. Dentro desta perspectiva alguns fundamentais se sobressaem, tais como: o outro, a diferença, o diálogo, o ouvir, a alteridade, o respeito, o acolhimento.

Basicamente aqui veremos como três formas de relação que Gadamer coloca em Verdade e Método, como possíveis entre Eu-Tu, e buscaremos identificar uma relação ética fundamental, onde os resultados se efetivam em uma relação específica, em relação técnica que se dá na Filosofia Clínica.

A abertura ao ouvir, o não julgamento ético ou epistemológico sobre o outro, o acolhimento e a não tipologização, são características essênciais que precisam estar presentes para que tal relação hermenêutica-ética aconteça. Todas essas são caraterísticas da abordagem ao humano em Filosofia Clínica. Há, lógico, alguns pontos de tensão que também serão explicitados.

(.....)

*Prof. Dr. Fernando Fontoura

Filósofo. Filósofo Clínico. Escritor. Professor titular em Porto Alegre/RS, Niterói/RJ, Petrópolis/RJ.

Porto Alegre/RS

Comentários

Visitas