Pular para o conteúdo principal

Fragmentos Filosóficos Clínicos*

 

"Na expressividade ainda não cooptada pelos rituais conhecidos, suas deixas, sobras ou deslizes incitam a interrogação para outras verdades. Fonte de matéria-prima às incertezas recém-decaídas das convicções. Seu anúncio de nitidez inesperada se oferece na escassez de um porém. Sua irrealidade ainda sem fundamentação não desmerece paradoxos, ao contrário, os fortalece com sua existência sutil." 

Helio Strassburger. Pérolas Imperfeitas - Apontamentos sobre as lógicas do improvável. Ed. Sulina. Porto Alegre/RS. 2012

"A folha em branco à espera do traço rememora o que se cala nas afirmações. O sujeito assim descrito refere, no chão de suas vertigens, uma estética dos excessivos roteiros. Interseção onde temor e tremor transbordam expressividades de anúncio. Sua errância descreve peripécias ilegíveis ao dado literal, sua sobrevida acontece nos contornos e margens do mundo conhecível. Ao cogitar uma ideia, insinua a embriaguez de ser nada, faz-se entrelinhas na quimera, na lenda."

Helio Strassburger. A palavra fora de si - Anotações de Filosofia Clínica e Linguagem. Ed. Multifoco. Rio de Janeiro. 2017. 

*Georgia Chagas

Artista Plástica. Filósofa Clínica.

Rio de Janeiro

Comentários

Visitas