Pular para o conteúdo principal

Fragmentos Filosóficos, Delirantes*


"Os OVNIS estão de novo em moda. Não acham que já é hora de se estudar o fenômeno com seriedade ? Até há pouco, discos voadores eram considerados coisas de pirados e pinéis. Realmente, as pessoas que juravam ter visto discos admitiam ser membros de um ou de outro grupo, quando não de ambos. Mas tanta gente séria andou vendo discos ultimamente que a Aeronáutica e a comunidade científica decidiram rever sua posição cética e dedicar nada menos que 200 dólares anuais para um estudo abrangente do fenômeno. A grande pergunta é: os discos voadores existem ? E, em caso positivo, como fazem para reabastecer durante os fins de semana ? (...)"

"(...) Para variar, Needleman foi obrigado a demitir-se da Universidade de Harvard devido às suas simpatias pelo Partido Comunista. Achava que só num sistema sem desigualdades econômicas poderia existir verdadeira liberdade, e citava como sua sociedade-modelo uma colônia de formigas, enquanto murmurava pensativo: 'As formigas são incrivelmente harmoniosas. Se pelo menos suas fêmeas fossem mais bonitas (...)'"

"Needleman vivia obcecado a respeito do que fariam com seu corpo e chegou a me confessar certa vez: 'Prefiro ser cremado a ser enterrado, embora prefira qualquer um dos dois a um fim de semana com minha mulher'". Finalmente decidiu que queria ser cremado e doou suas cinzas à Universidade Heidelberg, a qual espalhou-se aos quatro ventos e sorteou a urna numa rifa (...)"

"(...) Outono. Paris está paralisada por mais uma greve. Agora é a dos acrobatas. Ninguém está dando cambalhotas e a cidade parece morta. Logo a greve se espalha, atingindo também os malabaristas e os ventríloquos. Dois argelinos são apanhados plantando bananeira e têm suas cabeças raspadas (...)"

"A loucura é relativa. Quem pode definir o que é verdadeiramente são ou insano ? Mesmo agora, correndo pelo Central Park, usando roupas roídas de traças e uma máscara de cirurgião, gritando slogans revolucionários e rindo histericamente, ainda me pergunto se o que fiz foi realmente tão irracional (..)"

"Não estou dizendo que a democracia não seja a melhor forma de governo. Numa democracia, pelo menos os direitos do cidadão são respeitados. Ninguém pode ser preso, torturado ou obrigado a assistir a uma novela de televisão do começo ao fim (...)"

*Woody Allen in "Que loucura". Ed. L&PM Pocket. Porto Alegre/RS. 2010.  

Comentários

Visitas