Pular para o conteúdo principal

Fragmentos Filosóficos, Delirantes*


"Inexperiente perante os variados e infinitos sistemas verbais, crescia-me a certeza de que as palavras me desgovernavam, eram mais fortes que eu. Em especial porque significavam inúmeras coisas ao mesmo tempo, segundo os significados que lhes desse"

"A inquietude do artista (...) é inesgotável"

"(...) sendo a vida um argumento soberano, cabe-lhe, na narrativa, derramar poções ilusórias, farejar estéticas inovadoras, garantir à arte a sua dimensão real"

"(...) Já que a narrativa tem ciência de que a vida, fora dos limites da invenção, perde o caráter transgressor e acomoda-se. E de que, longe da utopia, a controvertida modernidade dos sonhos desvanece-se"

"Ancorados neste continente, somos tantos e todos ao mesmo tempo. Polissêmicos e solitários, unos e fragmentados, favorece-nos uma mestiçagem originária do caos do sangue e da memória"

"(...) repertório existencial (...) tudo que diz respeito aos que poetizam a realidade"

"Quanto a mim, sou uma narradora que se proclama filha da linguagem que fala, pensa, escreve, cala, descreve. Filha da imaginação que articula um mundo suplementar para adicioná-lo à realidade vigente"

"(...) artistas destinados a desatar alguns nós da realidade"

*Nélida Piñon in "Aprendiz de Homero". Ed. Record. RJ. 2008.

Comentários

Visitas