Pular para o conteúdo principal

Reflexões*



Embora seja apenas a passagem de um dia para o outro, como ocorre em qualquer época, a virada do ano pode ser bem aproveitada.

Na proximidade dessa passagem, podemos refletir sobre o ano que segue para o encerramento, relembrando realizações e perdas, acertos e erros, bem como projetos conquistados, interrompidos, a serem retomados e criados.

Também é um período favorável para pensar as relações com familiares, amigos, colegas de trabalho etc.

Há, inclusive, a questão da saúde. Um bem que costumamos valorizar mais quando nos falta em vez de cultivá-lo enquanto o temos.

Algo que considero bom é me desfazer do que não uso (ou nunca usei) mais. Jogando no lixo o que não presta e doando o que está em bom estado ou até novo.

Mas é ilusório pensar que tudo muda no primeiro dia de janeiro. Muitos estão até de ressaca. Ninguém age bem neste estado.

A mudança substancial é construída pela consistência. Todo hábito requer tempo.

Passada a empolgação dos primeiros passos, é a decisão que firmará a continuidade. Mesmo a construção do melhor hábito passa pelo "vale das sombras" da preguiça, da desculpa e do desânimo dos primeiros desvios.

Enfim, 2019 está chegando e desejo que no fim desse novo ano, todos nós possamos estar orgulhosos por termos feito nossa parte para que cada dia tenha valido a pena.

*Prof. Dr. Miguel Angelo Caruzo
Filósofo. Mestre e Doutor em Filosofia. Escritor. Filósofo Clínico. Livre Pensador.
Teresópolis/RJ

Comentários

Visitas