Pular para o conteúdo principal

Anotações e Reflexões de um Filósofo Clínico*

Cada pensamento que emanamos é como uma semente plantada no solo da nossa própria alma. E cada uma dessas sementes plantadas ora com consciência e tantas outras vezes de forma acidental ou descuidada, só pode crescer e prosperar nas nossas vidas caso tomemos a decisão de cultivá-las obrigatoriamente adotando todos os cuidados necessários até o momento de colher o seu fruto.   

E, com o tempo, na medida em que vamos existindo a cada dia persiste a oportunidade de aprendermos um pouco mais sobre nós mesmos, sobre as nossas atitudes, sobre as nossas sensações, sobre os nossos sentimentos, sobre o que devemos superar e sobre o que devemos manter e cuidar para que floresça cada vez mais...

Toda alma é um jardim florido e com um ecossistema riquíssimo de memórias, de emoções e de intencionalidades, sobretudo. E é quando tomamos coragem para decidir nos conhecer melhor a cada dia, é que passamos a prosperar em autoconhecimento e com isso, despertamos consciência cada vez mais até ter condições de compreender quem nós realmente somos e como é o mundo a nossa volta agora, embalado por uma clareza reveladora e crescente.

E assim, podemos até mesmo aprender o poder da empatia, da alteridade e da solidariedade para muito além do lamentável individualismo e orgulho da própria ignorância ainda tão presente na cabeça, no coração e nas mãos sujas de tanta gente que precisa a cada minuto se auto afirmar declarando-se redundantemente um "cidadão de bem" justamente por não o ser.

Afinal, é a capacidade de sentir a dor do outro, de ir no mundo do outro, de se colocar no lugar do outro é que denuncia e comprova que uma pessoa é de fato um ser do bem, corajoso, poderoso e capaz de agir diante das tantas injustiças produto do lucrativo e desigual racismo estrutural e machismo cultural...

Ps. Que me perdoem as redundâncias as vezes irônicas, as vezes intencionais; que me perdoem as "escorregadelas" persistentes e coloquiais demais, mas não raro quando linguística e ética se encontram essa estratégia se torna necessária como se fosse um ato de amor que ignora a lógica e os limites sem jamais violentar ou ferir alguém... Musa!

*Prof. Dr. Pablo Mendes

Filósofo. Educador. Musicista. Poeta. Filósofo Clínico.

Uberlândia/MG

Comentários

Visitas