Pular para o conteúdo principal

Sobre o livro Introdução à Filosofia Clínica*

CARUZO, M. A. Introdução à Filosofia Clínica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2021. Coleção Filosofia Clínica. 

No livro Introdução à Filosofia Clínica, o autor Miguel Angelo Caruzo parece apresentá-la fazendo Filosofia Clínica. Isto é: o fato de ser uma obra que dispõe da fundamentação teórica desta área do saber humano entrelaçando-a, de maneira fluida, com os passos do próprio Método que a caracteriza – Exames Categoriais, Estrutura de Pensamento e Submodos – denotou esta impressão do caminho da clínica filosófica.

Acrescentando a isto exemplos de casos clínicos, gerou a leveza própria de um panorama; tanto quanto sua organização didática e sua linguagem clara e concisa viabilizaram a compreensão de uma margem possível para o público-alvo de leigos interessados a estudantes da área, uma vez que colocou as questões clínico-filosóficas sem relaxamento e sem excesso de rigor acadêmico, com responsabilidade e segurança, sendo uma proveitosa caminhada do leitor na Filosofia Clínica e uma útil oportunidade de divulgação deste Pensamento.  

Ao mesmo tempo que menciona influências de pensadores, nas pesquisas de Lúcio Packter, quando da elaboração desta proposta terapêutica, Caruzo aponta a existência de uma releitura do então sistematizador sobre eles, deixando unívoco que não houve uma repetição de conceitos, mas, sim, uma episteme e uma práxis originais, uma criação, um termo novo. Isto acabou servindo de provocação ao leitor atento sobre o significado da relação da Filosofia Clínica com a Filosofia e outros modos do pensar e agir.

Diante disto, estes escritos trazem, em si, o potencial de despertar a busca pela Filosofia Clínica, tanto por um quê formativo que ela tem, como por ser um convite ao autoconhecimento e um estímulo à reflexão sobre prática clínica e a existência. E assim, ao ofertar este livro como uma tradução, o autor pareceu também traduzir-se em uma obra.

*Taís Fiscina de Oliveira

Filósofa. Terapeuta Junguiana. Estudante de Filosofia Clínica

Aracaju/SE

Comentários

Visitas