Pular para o conteúdo principal

Anotações e reflexões de um filósofo clínico*

 

Gosto da ideia apresentada pelo filósofo espanhol Julian Marías segundo a qual cada filósofo acerta na medida em que discorre sobre o que vê e, consequentemente, erra quando tenta falar sobre o que não alcançou.  

Assim, é possível dizer que, sob certo aspecto, todo filósofo tem uma contribuição para o pensamento. Desse modo, seria inútil pensar a filosofia do “nós contra eles”, reduzindo tudo a uma dicotomia quase maniqueísta.

Pode-se tecer críticas aos erros de uma obra, mas deve-se abrir os olhos para acolher acertos nela apresentados. Pressupor sinceridade na busca de anos de pensamento de um autor exposto em seus textos pode ser um bom ponto de partida.

Além disso, julgar a vida de quem pensou para mensurar a validade de seu pensamento é um critério sofismático, nada filosófico.

***************

A filosofia não está desvinculada de sua história. Por isso, é imprescindível o contexto filosófico no qual a obra de um autor está inserida. Os filósofos dialogam com sua tradição até mesmo quando a intenção é negá-la. O filósofo diz o que vê, mas usa um vocabulário com sentido enriquecido por vários pensadores ou reconstrói seu significado.

Além disso, lida com questões próprias de seu tempo, de seu contexto, de suas inquietações pessoais. Um filósofo não diz "algo direcionado para mim" (algo presente com frequência nas obras de autoajuda), ele apresenta suas ideias, teses ou conclusões.

Ao ler uma obra de filosofia, não se contente em destacar "o que chama a sua atenção" ou "o que parece fazer sentido para você", pois isso apenas reafirmaria o que você pensa e "sabe"; busque entender o que o autor disse, inclusive identificando a unidade presente em seu texto: tema, problema, hipóteses, argumentos etc. Assim, você não concluirá a leitura do mesmo jeito que começou, pois seus horizontes terão se ampliado.

*Prof. Dr. Miguel Angelo Caruzo

Filósofo. Mestre e Doutor em Filosofia. Escritor. Professor. Filósofo Clínico. Autor da obra: "Introdução à Filosofia Clínica". Editora Vozes/Petrópolis/RJ. 2021. Em 2019, por indicação do conselho e direção da Casa da Filosofia Clínica, recebeu o título de “Doutor Honoris Causa”.

Teresópolis/RJ

Comentários

Visitas