Pular para o conteúdo principal

Autoconhecimento e liberdade*



Se conhecer faz toda a diferença, pois é isso que nos permite não mais nos demorarmos tanto aonde persistir é uma tarefa em vão. E curiosamente, é o fenômeno do autoconhecimento que nos da poder e lucidez suficientes para deixar passar algumas circunstâncias ou recomeçar sempre que estivermos num caminho ruim ou que já não faz mais sentido, sobretudo, porque o seu lugar já é no passado.

Somente o autoconhecimento nos liberta e nos ensina a dizer não quando é preciso doa a quem doer comova a quem comover. É pelo autoconhecimento que descobrimos a fundo o valor de compreender que tudo que nos tira a paz não merece durar ao nosso lado mais do que o tempo mínimo e inevitável.

Enfim, se conhecer é fundamental demais porque é isso que melhor nos faz conhecer tão bem qualquer pessoa e sair tranquilamente de mãos dadas na direção de tudo que realmente importa, desde se ausentar em paz de um restaurante quando o menu não nos agrada até mesmo escolher conscientemente partir, tolerar ou se manter em silêncio quando outros ainda não são capazes de nos entender. Musa!

*Prof. Dr. Pablo Mendes
Filósofo. Educador. Poeta. Filósofo Clínico. Livre Pensador.
Uberlândia/MG

Comentários

Visitas