Pular para o conteúdo principal

Exposição “Descoladas” é inaugurada no TRT-RS no Dia Internacional da Mulher



A exposição “Descoladas”, da artista Márcia Baroni, entrou em cartaz no saguão do Prédio-Sede do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (Av. Praia de Belas, 1.100), nesta sexta-feira (8/3). A inauguração ocorreu em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, e sua realização foi sugerida pelo Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT-RS. A exposição reúne 13 obras que utilizam a técnica da colagem para retratar figuras femininas.

 Na solenidade de abertura da exposição, a presidente do TRT-RS, desembargadora Vania Cunha Mattos, manifestou o orgulho da Justiça do Trabalho em receber a mostra no Dia Internacional da Mulher. “São obras alegres e coloridas, de grande beleza”, elogiou. “Essa exposição transmitirá alegria e satisfação para todos os que por aqui transitarem”, concluiu.

A seguir, a integrante do Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT-RS, juíza Cacilda Ribeiro Isaacsson, falou sobre a importância do dia 8 de março para uma reflexão sobre a luta histórica das mulheres na busca por maior igualdade entre os sexos. A magistrada ponderou que, apesar dos avanços, ainda há muitos obstáculos a serem vencidos. A juíza lamentou o grande número de casos de violência contra as mulheres, nas suas mais diversas formas, e afirmou que, no ambiente de trabalho, essa violência se manifesta principalmente pela discriminação, pelo assédio moral e pelo assédio sexual. “A igualdade de gênero não é apenas uma questão das mulheres, é uma questão de direitos humanos que afeta todos nós”, refletiu. A magistrada também manifestou que é especialmente gratificante receber as obras de Márcia Baroni nesta data. “Essa exposição traduz a sensibilidade da artista que, ao aliar arte e sustentabilidade, evidencia justamente a alquimia inafastável da alma feminina”, elogiou.

Em seu pronunciamento, Márcia Baroni contou que desenvolveu sua técnica há cerca de 5 anos. “Terminei um quadro que havia pintado e resolvi cortar pedacinhos de papel de revista e cobrir a imagem nas cores correspondentes. Quando terminei o resultado foi tão surpreendente que resolvi continuar. Agora desenho em uma tela em branco e faço o colorido com as colagens”, explicou. A artista também ressaltou que a preocupação com a sustentabilidade também está presente em seu trabalho. “Fico muito feliz porque meu processo criativo é sustentável, utilizo 100% das revistas, nada vai para o lixo”, afirmou.

A solenidade contou, ainda, com a presença do presidente da Comissão de Cultura do TRT-RS, desembargador João Paulo Lucena, além de magistrados e servidores. Também participaram do evento os alunos da Comunidade Jurídico Trabalhista do Projeto Pescar.

A artista

Márcia Baroni nasceu em 1960 em Porto Alegre. Estudou desenho e pintura na infância e adolescência com Gessy Geyer. Depois de alguns anos produzindo pintura sobre tela, adquiriu livros de técnica e desenho da figura humana. Após esse período, descobriu o método da colagem. Sua fonte de inspiração, além de sua professora, teve outros dois fatores: visita a uma mostra do artista plástico Vik Muniz, bem como, em um período da sua vida, estar sem condições financeiras para adquirir telas e tintas. Assim restaram as velhas revistas, tesoura, cola, suas ideias e uma mescla de vontade com necessidade. Nos últimos anos, desenha, pinta e desenvolve as colagens. Expôs também como convidada em alguns eventos na capital gaúcha.

Fonte: texto de Guilherme Villa Verde, fotos de Leonardo Fidelix (Secom/RS)

Comentários

Visitas