Pular para o conteúdo principal

Fragmentos Filosóficos, Delirantes, Criativos*


"(...) Estranho entendemos como o que sai e se retira do familiar, isto é, daquilo que nos é caseiro, íntimo habitual, não ameaçado. O estranho não nos deixa estar em casa. Nisso reside o vigor que se impõe e subjuga (...) O homem é o que há de mais estranho, não só porque conduz o seu ser no meio do estranho, assim entendido, mas por afastar-se e sair dos limites, que constituem, em primeiro lugar e às mais das vezes, a sua paisagem caseira e habitual, por transpor como o que instaura vigor, as raias do familiar e se aventurar justamente na direção do estranho no sentido do vigor que se impõe"

"(...) Os criadores são banidos da vida do povo e se vêem apenas tolerados, como curiosidades marginais. Como ornamentos de adorno e extravagâncias, alheias à vida (...) mesmo se uma época ainda procurar manter o nível herdado e a dignidade de sua existência, o nível já baixou. Um nível só se mantém num processo contínuo de superação criadora"

"O mundo do espírito se transforma em cultura, em cuja criação e conservação o indivíduo procura, ao mesmo tempo, aperfeiçoar-se a si mesmo"

"Questões filosóficas, porém, jamais poderão ser, em princípio resolvidas no sentido de as podermos, algum dia, extinguir"

"No poetar do poeta, como no pensar do filósofo de tal sorte se instaura um mundo, que qualquer coisa, seja uma árvore, uma montanha, uma casa, o chilrear de um pássaro, perde toda monotonia e vulgaridade"

"(...) Todo pensar científico é que é uma forma derivada e, como tal, consolidada de pensamento filosófico. A filosofia nunca nasce da ciência nem pela ciência. Também jamais se poderá equipará-la às ciências. É-lhes antes anteposta e não apenas logicamente ou num quadro do sistema das ciências. A filosofia situa-se num domínio e num plano da existência espiritual inteiramente diverso. Na mesma dimensão da filosofia e de seu modo de pensar situa-se apenas a poesia"   

"Toda forma essencial do espírito é sempre ambígua. Quanto mais for incomparável com qualquer outra coisa, tanto maior será o índice de sua incompreensão"

"Toda questão essencial da filosofia acha-se necessariamente fora de seu tempo"

*Martim Heidegger in "Introdução à metafísica". Ed. Tempo Brasileiro. RJ. 1999.

Comentários

Visitas