Pular para o conteúdo principal

Para quê ler tantos livros e participar de vários cursos se não for para mudar de ideia?*



Se ouvir algo parcial ou completamente divergente só o leva a reforçar suas próprias convicções a fim de combater o diferente, não perca seu tempo. Invista na manutenção da pequena bolha de seu saber.

Mas, se quiser deixar seu confortável porto seguro e avançar para o alto mar, prepare-se. É uma aventura que dificilmente o levará a querer retornar a seu antigo refúgio. Caso volte, verá um local inóspito, pois você não será mais o mesmo.

Isso vale para a filosofia, mas também para o âmbito da fé. Aliás, é paradoxal que um amigo (filo) da sabedoria (sofia) queira agir como um sábio e um religioso se coloque como portador do conhecimento do próprio mistério.

Tomás de Aquino mandou queimar sua obra filosófico-teológica porque a viu como palha diante da experiência que havia tido. Curiosamente, hoje, alguns a tomam como a “bíblia” inerrante e oracular da filosofia e da teologia.

Platão se valeu de recursos poéticos para falar sobre o Bem. E o que dizer de Heidegger que, além de uma nova relação com a linguagem, também recorre ao poético.

Kant tratou de falar sobre os limites da razão. Concordando ou não com ele, é muita pretensão nossa achar que nossa razão explica toda nossa experiência.

Kierkegaard nos tira dos estágios estético (aparência) e ético (moralismo) para nos fazer pensar no religioso (só o homem e Deus), onde há o salto da fé.

O que diríamos então de místicos como João da Cruz e Teresa D'Ávila. Ou Mestre Eckhart que pede para Deus livrá-lo (da imagem limitada que fazemos) d’Ele!?

Em todos eles, não houve uma pretensão absurda de se apoderar das dimensões do mistério da nossa própria experiência com a vida. Só há aproximações, nunca apreensões, posses.

E o contato com esse lado inquietante da existência, esse sentir-se fora de casa, essa insegurança insuperável não combina com quem vive cheio de certezas.

*Prof. Dr. Miguel Angelo Caruzo 
Filósofo. Escritor. Filósofo Clínico. Livre Pensador.
Teresópolis/RJ

Comentários

Visitas