Pular para o conteúdo principal

Considerações de um Filósofo Clínico*



Leio que um americano lançou-se à morte num foguete construído em seu quintal com o propósito de provar que a Terra não é esférica.

* * *

Amigos, nenhum teólogo, nenhum cientista, nenhum filósofo jamais supôs que a Terra tivesse qualquer formato que não o esférico - não, pelo menos, desde Eratóstenes de Cirene, no século III a.C.

Isso é conhecimento básico de história: não somente Eratóstenes provou, acima de qualquer dúvida, a esfericidade da Terra, como também calculou, com alguma precisão, a circunferência do planeta.

* * *

No Almagesto, publicado no século II, Claudio Ptolomeu também demonstra cabalmente, por várias razões, que a Terra não pode ter nenhum outro formato que não o esférico.

Entre 2010 e 2018, eu levava aos meus alunos do segundo ano do ensino médio um trecho mais ou menos longo do Almagesto - mais especificamente, a passagem em se prova a esfericidade da Terra. O estudo desse texto era requisito para que pudéssemos começar a discutir temas da Filosofia Medieval. Fazia isso para que os jovens tivessem a perspectiva histórica da cosmologia padrão na Idade Média.

Por esse motivo, tenho a certeza de que os meus ex-alunos consideram essa história de terraplanismo, que é uma invenção do século XIX ressurgida no século XXI, um completo nonsense.

* * *

O que me surpreende não é que alguém acredite em Terra plana no ano 2020. Eu fico surpreso mesmo é que alguém acredite nisso depois do ano 150.

*Prof. Dr. Gustavo Bertoche
Filósofo. Escritor. Musicista. Filósofo Clínico.
Teresópolis/RJ

Comentários

Visitas