Pular para o conteúdo principal

Encontro da Iris com um olhar*



A Íris dos seus olhos é a Íris que, de repente, eu encontrei e que me comoveu, se tornando uma poesia que passei a buscar sentir no cotidiano de um novo horizonte a cada dia... É nessa energia que procuro vibrar cada vez mais...

Na verdade, é Íris o nome de toda e qualquer mulher que se conheça e que, por isso, esteja conectada a sua ancestralidade. Íris está integrada nas almas capazes da compaixão, da solidariedade e da firmeza toda vez que se fizer necessário lutar por justiça.

A grande Íris, filha de Taumas e de Electra, que na mitologia grega era a personificação do "arco-íris" capaz de unir a Terra e o Céu de qualquer mundo; era também a mensageira plena dos deuses na Ilíada. Mas a sua inegável grandeza e poder que era a expressão clara do seu próprio feminino, passou a incomodar cada vez mais covardes muito poderosos culminando na sua exclusão da Odisseia dada simbolicamente pela traição de Hermes que tomou o seu lugar.

E se para quem sabe mesmo ler nas linhas e nas entrelinhas da história "um pingo pode ser letra", bastaria então, haver disposição e boa fé para compreender inúmeras razões do mundo patriarcal desde sempre ser o sinônimo da própria tragédia humana, inclusive ainda hoje.

Portanto, quem ainda teima na desonestidade de se fazer incapaz de perceber a importância e o reflexo de uma Íris na sua própria essência segue fraco e infeliz por consequência, sobretudo, da carência de feminino e respeito a mulher que ainda paira no seu mundo. Musa!

*Prof. Dr. Pablo Eugenio Mendes
Filósofo. Educador. Escritor. Poeta. Filósofo Clínico.
Uberlândia/MG

Comentários

Visitas