Pular para o conteúdo principal

Fragmentos Filosóficos, Literários, e algo mais*


"A ficção fica do lado do singular - e o singular não se compara a nada, não se enfileira em ordem alguma"

"Há que considerar ainda que, como todo grande artista, Pablo Neruda jamais deixou de se metamorfosear, arrancando sempre a pele conhecida para expor, sob ela, outra ainda mais surpreendente" 

"A ficção não põe em dúvida a verdade, ao contrário, realça seu caráter complexo; não descarta a verdade abjetiva, ao contrário, enfatiza sua turbulência. Ela não deseja explicar, ou fixar nada; não se interessa por balanços e conclusões. Aposta, apenas, na verdade do singular. Verdade que, a cada vez é outra verdade" 

"Função da literatura: descortinar novas maneiras de ver o mundo. Outra função: desestabilizar, desarranjar, desassossegar"

"(...) Escreve em busca de uma resposta, mas permanece na pergunta, já que os grandes livros não fornecem soluções, mas, ao contrário, as destroem"

"A literatura só chega a ser literatura se desiste do estável - o que, no campo pessoal, significa também desistir das boas vendas, do sucesso rápido e dos aplausos de ocasião. O escritor avança (seja em que direção for, seja como desejar) quando se desapega das leituras lineares do mundo"

"Rilke não separa poesia e vida mas, ao contrário, vê a poesia como o resultado de uma atitude existencial particular, aquela que se pauta não pelo alinhamento a grupos ou tendências literárias, mas pela absoluta solidão"

"(...) Como Clarice e Kafka, é um escritor (João Gilberto Noll) que pouco está se importando com a tradição literária, com o desenrolar monótono de tendências e de gêneros, ou mesmo com a recepção do que escreve - até porque cada leitor lê aquilo que quer e que pode ler, e nada mais"

"Para Cortázar, a literatura se volta justamente para o indefinido, o inominável, o absurdo; a literatura existe para expressar, ou tentar expressar o que está, como ele dizia, 'além das palavras'"

"As melhores crônicas de Bandeira se servem dessa zona escorregadia em que prosa e poesia não se definem"

"Como capturar o foco de alguém que não fica quieto ? Seus livros atestam a vocação de andarilho (Valêncio Xavier)"

*José Castello in "As Feridas de um Leitor". Ed. Bertrand Brasil. RJ. 2012. 

Comentários

Visitas