Pular para o conteúdo principal

Fragmentos Filosóficos, Devaneios, e algo mais*


"(...) Na juventude humana tudo vai adiante, tudo existe, o ser ainda é superior ao seu contrário, que só se instala em nós pouco a pouco como um passageiro clandestino"

"(...) pensamento é como a luz, ele é contínuo e descontínuo"

"Não se pode afirmar alguma coisa sem tentar dar as razões da afirmação. Mas a explicação nem sempre é suficiente"

"Seu sistema garantia. De seu ponto de vista, jamais se enganou. Mas ele via do mundo apenas um pequeno canto, sob um certo ângulo. E no período que foi seu, não podia ter sido de outro modo (...) O pensamento combina com o tempo e mesmo com os objetos que o tempo faz nascer" 

"(...) É a mesma coisa dentro de um avião. Se você jogar uma moeda para o ar, ela voltará a cair na sua mão, mesmo se a jogar bem alto. E, no entanto, durante o segundo em que a moeda permanece no ar, o avião se deslocou, e a grande velocidade. Mas a moeda deslocou-se com ele. São uma coisa só, compartilharam o ar"

"(...) Você sabe o que isso representa, ir à Lua ? (...) Todos esses esforços, todo esse dinheiro, todos esses riscos, na escala do universo, é um segundo-luz. (...) A luz percorre esta distância em um segundo. E chama-se a isso 'viajar pelo espaço'! Mas eu lhe pergunto: qual a vantagem de ir com todo o seu corpo ? O pensamento é o suficiente!"

"(...) Nós nos demos conta (...) de que somos feitos da mesma matéria que as estrelas (...) Todas as formas que você vê em torno de nós, sejam sólidas ou gasosas, são constituídas dos mesmos átomos de base, das mesmas partículas que nós. Esta matéria é a mesma em toda parte, aquela que compõe você, que compõe sua pele, seus cabelos, sua bolsa de couro, seu gravador, o ar que nos separa que permite que ouçamos, as paredes deste prédio, o ônibus elétrico que passa na rua, a atmosfera e as estrelas que nesse momento vemos brilhar" 

"Não somos mais a medida do mundo, somos o mundo (...) O universo está em toda parte e nós não o sentimos em parte alguma"

"(...) nossa maneira de falar detém nossa maneira de pensar"

*Jean-Claude Carrière in "Einstein, explique, por favor". Ed. Rocco. RJ. 2006.

Comentários

Visitas