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Fragmentos Filosóficos, Devaneios, e algo mais*


"Graças ao caráter unitário da estrutura, cada estilema apresenta características que o reassociam aos outros estilemas e à estrutura original, de tal modo que de um estilema se pode inferir a estrutura da obra completa, ou, da obra mutilada, se pode reintegrar a parte destruída"

"(...) O caráter de unidade dessa estrutura, o que constitui sua qualidade estética, é o fato de ela aparecer, a cada um de seus níveis, organizada segundo um processo sempre reconhecível (...)"

"Cada um de nós pode ser um e outro, em diferentes momentos de um mesmo dia, nu caso, buscando uma excitação de tipo altamente especializada, no outro, uma forma de entretenimento capaz de veicular uma categoria de valores específica"

"(...) com o variar do período histórico, ou do público, também a fisionomia da obra de arte poderá mudar, adquirindo o objetivo, um novo sentido"

"Por mais que o estudioso de estética se esforce por considerar a possibilidade de fruições aberrantes em relação àquela norma que é a obra, nunca poderá evitar de usar a si mesmo como ponto de referência da fruição normal; e assim fazendo, caracteriza as estruturas da obra de modo tal que as fruições dessemelhantes da sua, no tocante à obra-norma, instituída pela sua fruição, surjam, justamente, como aberrantes (...)"

"(...) uma fruição aberrante inadvertida é justamente aquela pela qual a obra é vista não como fonte de fruições mas como algo diferente"

"Toda obra de arte - para produzir seu efeito no espírito - deve ser olhada de um certo ponto de vista, e não pode ser saboreada plenamente por uma pessoa cuja situação - real ou imaginária - não esteja em conformidade com a que é requerida pela obra"

"Quem estiver influenciado por preconceitos não poderá identificar-se com essas condições: manter-se-á obstinadamente na sua posição natural, sem se colocar naquele ponto de vista que a obra requer"

"(...) a relação de intencionalidade fruitiva muda a capacidade informativa da mensagem"

"Uma mensagem poética é, portanto, uma estrutura que dificilmente pode ser enrijecida numa definição ou resumida numa fórmula convencional (...)"

"(...) O caso da mensagem poética é diferente. Sua ambiguidade é um contínuo desafio ao decodificador distraído, um permanente convite à criptanálise. Ninguém pode afirmar que, difundida além de todo limite de tolerância, uma mensagem poética, já entendida por muitos como puro 'fetiche', não possa ser, ocasionalmente, considerada numa disposição de absoluta virgindade" 

"Aquele modo particular de ofender o código torna-se uma nova possibilidade do código; pelo menos na medida em que cada obra de arte modifica os hábitos linguísticos de uma comunidade, tornando aceitáveis expressões antes consideradas aberrantes"

*Umberto Eco in "Apocalípticos e Integrados". Ed. Perspectiva. SP. 2006.

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