Pular para o conteúdo principal

Escolhas*



A poesia persiste porque o amor é sempre triunfal no agora. A poesia é feminina por excelência porque é útero e é também o próprio fenômeno capaz de nos fazer perceber que só dá fraquejadas quem privilegia a opressão em vez da liberdade.

Fraco é quem não suporta diferenças e nem solidariedade. Fraco é quem é incompetente para compreender a importância e a urgência do diálogo e das partilhas. Fraco é quem precisa da violência e da censura para se afirmar e se impor. Fraco é quem é incapaz de ouvir e de dar uma resposta honesta e coerente com as necessidades daqueles que diz representar.

Fraco, principalmente nesse presente de tantos riscos a democracia é quem foge dos debates por não ter o que falar nem o que propor para o bem comum de fato. O fraco é sempre um violento a priori que é um demagogo enquanto busca o poder e se torna instantaneamente um ditador quando alcança aquilo que tanto almejava.

No entanto, inspirado pela própria etimologia da palavra democracia, é certo que o poder está nas mãos do povo pela escolha da maioria que sempre recairá diretamente na vida de todos nós... Musa!

*Prof. Dr. Pablo Mendes
Filósofo. Filósofo Clínico. Educador. Livre Pensador.
Uberlândia/MG

Comentários

Visitas