Pular para o conteúdo principal

Fragmentos Filosóficos, Delirantes*


"Mas se você algum dia já alimentou grandes esperanças que finalmente se realizam, saberá que esperar algo implica encontrá-lo"

"(...) E depois adiante e adiante, até tornar a ver minha Conchita me esperando, vestida de freira, levada a isso por todas as minhas viagens e navegações (...)"

"Dr. Y - Diga, por que nunca fala com o Dr. X? Ele está meio magoado com esse negócio. Eu também ficaria (...) Paciente - Já lhe disse, não consigo vê-lo"

"Descendo e descendo, mas o mar agitado me levanta para a luz de novo, e sob a minha mão há uma pedra, um porto na tormenta, um rochedo preto e saliente, que nenhum grande marinheiro tocou antes de mim, nem os mapas mostraram"

"Todo o litoral se abria para mim, inclusive o oceano azul, mais além. E era como se não houvesse mais ninguém no mundo fora eu mesmo"

"Não havia necessidade de ficar solitário, pois aquela cidade, como já disse, tinha o ar de cidade habitada. Mais que isso, era como se fosse uma pessoa, ou tivesse alma, ou um ser. Parecia conhecer-me. As paredes pareciam saudar-me, quando eu passava. E quando a lua apareceu pela terceira vez, desde que eu chegara àquele litoral, eu passeava pelas ruas e avenidas de pedras como se estivesse entre amigos"

"Um homem ou uma mulher caminhando por uma rua não demonstram o que pensam, e no entanto seus pensamentos brincam em volta deles em sutis correntes de substância. Mas uma pessoa comum não pode ver esses pensamentos sutis em movimento"

"(...) como uma ideia pode dominar um homem e mudar tudo nele"

*Doris Lessing in "Roteiro para um passeio ao Inferno". Ed. Record. RJ. 1971.

Comentários

Visitas