Pular para o conteúdo principal

Fragmentos Filosóficos, Delirantes*


"O que é isto a filosofia ? Com esta questão tocamos um tema muito vasto. Por ser vasto, permanece indeterminado. Por ser indeterminado, podemos tratá-lo sob os mais diferentes pontos de vista e sempre atingiremos algo certo (...)"

"(...) a palavra grega philosophia é um caminho sobre o qual estamos a caminho (...)"

"A filosofia é uma espécie de competência (...) que é capaz de olhar para algo e envolver e fixar com o olhar aquilo que perscruta (...)"

"(...) a filosofia de Aristóteles a Nietzsche permanece a mesma, precisamente na base destas transformações e através delas. Pois as transformações são a garantia para o parentesco no mesmo"

"Já os pensadores  gregos Platão e Aristóteles chamaram a atenção para o fato de que a filosofia e o filosofar fazem parte de uma dimensão do homem, que designamos dis-posição (no sentido de uma tonalidade afetiva (...) um apelo)"

"O espanto é, enquanto páthos, a arché da filosofia (...) a palavra grega archè designa aquilo de onde algo surge (...)"

"Quando o pensamento, interpelado por um objeto, segue-lhe os passos, pode acontecer-lhe que se transforme a caminho. Por isso, é aconselhável atentar, no que segue, ao caminho, menos ao conteúdo. O demorar-se adequadamente no conteúdo já nos impede a continuação da conferência"

"(...) se nos voltarmos pensando para o já pensado, seremos convocados para o que ainda está para ser pensado (...)"

*Martin Heidegger in "Que é isto - a filosofia ? Ed. Vozes. Petrópolis/RJ. 2006.

Comentários

Visitas