Pular para o conteúdo principal

Fragmentos Filosóficos, Delirantes*


"(...) Método - É preciso compreender este termo em seu sentido mais estrito: o de um 'encaminhamento'. Não que esses trabalhos indiquem com segurança uma via já traçada, mas - melhor ainda - indicam uma orientação, fornecem elementos cartográficos e, principalmente, oferecem orientações para empreender-se o percurso" 

"Ao nomear, com excessiva precisão, aquilo que se apreende, mata-se aquilo que é nomeado. Os poetas nos tornaram atentos a tal processo"

"Do momento em que há vida, há labilidade, dinamismo. A vida não se deixa enclausurar. Quando muito é possível captar-lhe os contornos, descrever-lhe a forma, levantar suas características essenciais"

"(...) estar atento a uma lógica do instante, apegada ao que é vivido aqui e agora. Tal lógica do instante nada mais tem a ver com a vontade racionalista que pensa poder agir sobre as coisas e as pessoas. Ela é muito mais tributária do acaso, de um acaso que ao mesmo tempo é necessário (...)"

"O próprio do estilo é tornar visível uma força invisível. O estilo pode ser vestimentário, linguageiro, sexual, também pode ser um estilo de pensamento, é sempre algo de unificador"

"(...) aquilo que introduz a um pensamento acariciante, que pouco se importa com a ilusão da verdade, que não propõe um sentido definitivo das coisas e das pessoas, mas que se empenha sempre em manter-se a caminho"

"(...) o instituinte, aquilo que periodicamente (re)nasce, nunca está em perfeita adequação com o instituído, com as instituições, sejam elas quais forem, que sempre são algo mortíferas"

"Assim, a um saber apolíneo ou prometéico vai sucedendo um saber dionisíaco, enamorado do mundo que convida a ser visto e vivido"

*Michel Maffesoli in "Elogio da razão sensível". Ed. Vozes. Petrópolis/RJ. 2005.

Comentários

Visitas