Pular para o conteúdo principal

Apontamentos Filosóficos*



O pensamento dos filósofos não foram feitos para serem "refutados". Alguns pensamentos influenciaram seu tempo, enquanto outros só repercutiram posteriormente. Encontrar os limites internos nas obras dos filósofos é relevante para que, ao formularmos nosso próprio pensamento, os evitemos. Mas, a "refutação" por si mesma não mudará a relevância, para o bem ou para o mal, do filósofo para a história e a cultura. Além do mais, todo filósofo que merece este título tem algo a nos ensinar.
(...)
Há diversos modos de estudar filosofia. Muitos até conseguem avançar bem como "autodidatas". Mas, se há possibilidade de cursar uma graduação em uma boa instituição, você só tem a ganhar. Uma das minhas professoras enfatizava que a graduação serve para nos proporcionar uma noção geral da filosofia -- sua história e as teses dos filósofos -- que, por sua vez, é a base para posteriores e necessários aprofundamentos. Além disso, há o benefício de ter professores que apresentam o conteúdo com perspectivas próprias de quem já realizou esse aprofundamento posterior.
(...)
Quando o comprometimento com ideologias ou congêneres é maior do que a busca pela verdade, o diálogo torna-se, na melhor das hipóteses, muito difícil. Ser capaz de reconhecer pontos concordantes ou até abdicar de algumas convicções por reconhecer verdades no discurso do "oponente" é uma virtude da honestidade intelectual.

*Prof. Dr. Miguel Angelo Caruzo
Filósofo. Escritor. Filósofo Clínico. Livre Pensador.
Teresópolis/RJ

Comentários

Visitas