Pular para o conteúdo principal

Fragmentos Filosóficos, Delirantes*


"(...) é proibido renunciar a se renovar, proibido ater-se a uma resposta que já não faria a pergunta"

"Quanto à razão, ela não precisa ceder seu lugar à desrazão. O que nos ameaça, assim como o que nos serve, é menos a razão do que as formas diversas da racionalidade"

"(...) testemunhas que não confessam, dado que nada tem para dizer além do que já foi dito. Escritos que se rebelam contra todo comentário. Domínios autônomos, mas nem verdadeiramente independentes nem imutáveis, já que se transformam sem cessar, como os átomos ao mesmo tempo singulares e múltiplos (...)"

"(...) Foucault vai censurar-se por se deixar seduzir pela ideia de que há uma profundidade na loucura, de que ela constituiria uma experiência fundamental que se situa fora da história e da qual os poetas (os artistas) foram e ainda podem ser as testemunhas, as vítimas ou os heróis"

"(...) O próprio Caillois não era sempre aceito pelos especialistas oficiais. Interessava-se por coisas demais. Conservador, inovador, sempre um pouco à parte, ele não ingressava na sociedade daqueles que detêm um conhecimento aceito"

"Lembrando Paul Celan: 'Foi nessa língua que, durante esses anos e os anos seguintes, tentei escrever poemas: a fim de falar, a fim de me orientar e aprender onde eu estava e aonde tinha de ir para que alguma realidade se esboçasse para mim'"

"(...) o que é isso que tem a imutabilidade das coisas eternas e que, no entanto, não passa de aparência, que diz coisas verdadeiras, mas atrás do qual só existe o vazio, a impossibilidade de falar (...)"

"Por trás da palavra do escrito, ninguém está presente, mas ela dá voz à ausência, assim como no oráculo onde fala o divino o próprio deus jamais está presente em sua palavra, e é a ausência de deus, então, que fala"

"(...) nos atenhamos à verdadeira linguagem, que é a linguagem falada, em que a palavra está segura de encontrar viva na presença daquele que a pronuncia uma garantia"

*Maurice Blanchot in "Uma voz vinda de outro lugar". Ed. Rocco. RJ. 2011.  

Comentários

Visitas