Pular para o conteúdo principal

Fragmentos Filosóficos, Delirantes*


"O silêncio é o espaço onde as palavras nascem e começam a se mover"

"Palavras de ordem não toleram as brumas, pois é lá que moram os sonhos. Luminosidade total para tornar impossível sonhar. Pois os sonhos são testemunhos de que a alma se recusa a se tornar um pássaro engaiolado"

"Os olhos que só vêem o visível não podem ver as ausências que moram ali"

"Que somos nós sem o socorro daquilo que não existe ?"

"Vocês sabiam que as imagens têm o poder de possuir aqueles que as vêem ? Riobaldo, o herói de Grande sertão: veredas, diz que leva apenas um minuto para transformar um medroso num valentão. Basta pedir que ele faça cara de corajoso e malvado, justo neste instante, mostrar a ele sua cara refletida no espelho (...)"

"(...) Tinha de ser uma palavra mágica, pois ela tinha de ter o poder de trazer à existência aquilo que não existia"

"Os poetas têm estado repetindo isso o tempo todo. Não é de espantar, portanto, que não sejam convidados para nossos jantares acadêmicos. Quando os poetas falam, os outros convivas pensam que eles estão bêbados"

"Para uma lagarta não há nada mais lindo que coisas que se assemelhem a ela. No mundo das lagartas, até os deuses são lagartas. Ma as borboletas obviamente dirão: tolice"

"O psicoterapeuta é o verdadeiro sucessor do exorcista. A sua missão não é perdoar pecados, mas expulsar demônios (...) Parafraseando Wittgenstein, podemos dizer que o analista está envolvido numa 'batalha contra o feitiço' que certas palavras lançaram sobre nós"

"Cada sonho é um testemunho de que o Paraíso ainda não chegou (...) No mundo descrito por Orwell, 1984, sonhar era crime, e um homem foi preso porque, ao dormir, falou o seu sonho. E, fazendo isto, confessou que sua alma voava longe" 

*Rubem Alves in "Lições de Feitiçaria". Ed. Loyola. SP. 2003.

Comentários

Visitas