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Fragmentos Filosóficos, Delirantes*


"Mas diante dessa natureza social, que é simplesmente a cultura, o homem estrutural não é diferente do grego antigo: ele também fica à escuta do natural da cultura, percebe nela, incessantemente, menos sentidos estáveis, finitos, 'verdadeiros', do que o frêmito de uma imensa máquina que é a humanidade procedendo incansavelmente numa criação do sentido, sem a qual ela deixaria de ser humana"

"A variedade dos sentidos não depende pois de uma visão relativista dos costumes humanos; ela designa, não uma inclinação da sociedade para o erro, mas uma disposição da obra à abertura; a obra detém ao mesmo tempo vários sentidos, por estrutura, não por enfermidade dos que a leem. É nisso que ela é simbólica: o símbolo não é a imagem, é a própria pluralidade dos sentidos" 

"Lembrando Umberto Eco: 'cada época pode acreditar, com efeito, que detém o sentido canônico da obra, mas basta alargar um pouco a história para transformar esse sentido singular em sentido plural e a obra fechada em obra aberta'"

"(...) toda subversão da linguagem se confunde contraditoriamente com uma exaltação da linguagem, pois levantar-se contra a linguagem por meio da própria linguagem, nunca é mais do que pretender libertar uma linguagem 'segunda' que seria a energia profunda, 'anormal' (subtraída as normas) da palavra; assim, as destruições da linguagem têm frequentemente algo de suntuoso"

"Em si, uma linguagem não é verdadeira ou falsa, ela é valida ou não: valida, isto é, constituindo um sistema coerente de signos. As regras a que está sujeita a linguagem literária não concernem a conformidade dessa linguagem com o real, mas somente sua submissão ao sistema de signos que o autor fixou para si mesmo"

"(...) o descontínuo é o estatuto fundamental de toda comunicação (...) O problema estético consiste simplesmente em saber como mobilizar esse descontínuo fatal, como lhe dar um sopro, um tempo, uma história"

*Roland Barthes in "Crítica e verdade". Ed. Perspectiva. SP. 2011.

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