Pular para o conteúdo principal

Fragmentos Filosóficos, Delirantes*


"(...) Pois efetivamente existe em nossas sociedades uma 'energia negra' que escapa aos investigadores, aos 'denunciadores' fechados em suas certezas causalistas. (...) a pessoa plural, à imagem de suas múltiplas identificações, tem 'sinceridades sucessivas' e verdades provisórias"

"(...) Claro, não é nenhuma novidade, mas, como em outros períodos de mutação, continuamos a analisar ou julgar os fatos sociais com critérios de outras épocas"

"O filósofo americano Thoreau fala em algum momento de um quarto Estado. Ao lado da Igreja, do Estado e do povo, o estado do 'andarilho errante'. Que podemos entender através de todas essas figuras nômades que recusam a estabilidade sexual, ideológica ou profissional"

"(...) a conexão social é feita mais de 'afinidades eletivas' que de contratos racionais. Ter ou não o 'feeling' será o critério essencial para julgar a qualidade de uma relação. E é nesse aspecto no mínimo evanescente que repousará sua durabilidade"

"Nascer com o mundo sem passar pelas palavras, eis efetivamente o que parece estar em jogo em todas as práticas tribais e em seus excessos"

"É instrutivo observar que, além da 'língua oficial', a do pensamento conforme, existe uma multiplicação de idiomas, discursos tipicamente tribais, enraizados nas práticas cotidianas, de qualquer ordem que sejam: musicais, esportivas, sexuais, culturais e até políticas ou mesmo intelectuais"

"Do fervilhar existencial às diferentes audácias científicas, o que está em jogo é uma mutação de grande envergadura. Para retomar um lugar- comum do debate intelectual, trata-se efetivamente de uma revolução epistemológica" 

*Michel Maffesoli in "O ritmo da vida - variações sobre o imaginário pós-moderno". Ed. Record. RJ. 2007.

Comentários

Visitas