Pular para o conteúdo principal

Fragmentos Filosóficos, Delirantes*


"Quaisquer que tenham sido seus dons genéticos, Pablo Picasso, Jane Austen e Nelson Mandela não nasceram completamente formados; tiveram de desenvolver, minuto a minuto, dia após dia, as marcantes personagens em que definitivamente se transformaram. E, assim, eles têm lições para todos nós"

"(...) especialização não é extraordinariedade. Quase todos os indivíduos não se tornam extraordinários, seja porque não querem ou porque a sociedade em que vivem não dispõe de meios para produzir desempenhos superiores e inovadores. Tampouco os indivíduos desafiam práticas e normas: a instrução não é planejada desa maneira, e aos indivíduos falta a propensão para a rebeldia, para se tornarem realizadores de domínios"

"(...) na época em que divulgou suas ideias mais originais, Freud já fora marginalizado por completo nos domínios que ocupava originalmente"

"Virginia Woolf (...) Esta marca, ela suspeitava, estava em sua capacidade de captar e transmitir experiências pessoais singulares. Woolf não precisava de instruções sobre sua marginalidade"

"O que permite que muitas pessoas façam contribuições criativas, enquanto outras igualmente capazes e comprometidas não o façam ? A noção de assincronia produtiva é bastante esclarecedora"

"Ao invocar a assincronia produtiva, procurei captar como os indivíduos criativos podem transformar em vantagem sua diferença em relação aos outros em tempo e domínio"

"Os realizadores não podem ser bem-sucedidos se não houver um domínio que aguarde alterações - neste caso, os domínios da psiquiatria e psicologia tinham nítidos espaços em branco que Freud ajudou a preencher"

"O realizador se movimenta regular e repetidamente em novas direções - enfrentando questões e desafios invisíveis para outros ou podem até resistir ativamente a eles"

"Entre as sociedades influenciadas pelas ideias de Confúcio, como China e Japão, anoção de diferenças inatas é minimizada. O que se realiza é visto principalmente como uma função de como você e sua família são motivados: como trabalham duro, até onde aprendem com os erros, como seu mestre ou treinador é habilidoso"

"Até agora, tal como um perfeito piagetiano ou um fiel freudiano, ignorei por completo as diferenças entre os seres humanos (...)"

*Howard Gardner in "Mentes extraordinárias". Ed. Rocco. RJ. 1999.

Comentários

Visitas