Pular para o conteúdo principal

Fragmentos Filosóficos, Libertários, e algo mais*


"A loucura é a revolução permanente na vida de uma pessoa"

"Razão e desrazão são ambas maneiras de conhecer. A loucura é uma maneira de conhecer, outro modo de exploração empírica dos mundos tanto interior como exterior. A razão para a exclusão e invalidação da loucura não é puramente médica, nem estritamente social. É, como tentarei demonstrar, política"

"Não-psiquiatria significa que o comportamento profundamente perturbador, incompreensível e louco deve ser contido, incorporado na sociedade global e nela disseminado como uma fonte subversiva de criatividade, espontaneidade, não doença"

"A violência da psiquiatria só pode ser compreendida com base no seu dogma fundamental: se não compreende o que outro ser humano está a fazer, diagnostique-o!. Nunca deixará de encontrar vítimas coniventes que farão o jogo. Mas começamos agora a cansar-nos desse jogo"

"O novo fator revolucionário é que as pessoas começam a fazer amor em vez de se limitarem a foder para procriar para os patrões. O orgasmo é uma loucura contagiosa e boa"

"Desestruturar/reestruturar segue uma racionalidade dialética, uma racionalidade de superação. É esta a lógica de toda a forma de atividade criadora, e também a lógica da loucura e a linguagem da loucura"

"No discurso louco e poético, é precisamente o indizível e o infalável que deve ser expresso"

"Para tratar a loucura não há outra arma senão a da nossa própria loucura"

"Após a destruição da 'psicose' e a superação das estruturas que a inventaram para o seu sistema, podemos considerar agora a abolição da loucura, e a palavra 'loucura'"

"O futuro da loucura é o seu fim, a sua transformação numa criatividade universal que é o lugar perdido donde veio em primeiro lugar"

*David Cooper in "A Linguagem da Loucura". Ed. Presença Ltda. Lisboa-Portugal. 1978.

Comentários

Visitas