Pular para o conteúdo principal

Fragmentos Filosóficos, Literários, e algo mais*


"Cada conclusão faz parar o pensamento. Como nos livros de Agatha Christie: resolvido o crime, nada sobra em que pensar. E não adianta ler o livro de novo. Quando o pensamento aparece assassinado, pode-se ter a certeza de que o criminoso foi uma conclusão"

"Recorda Valéry: 'Que somos nós sem o socorro daquilo que não existe?'"

"(...) A verdade é underground, clandestina, subversiva (...)"

"Os poetas buscam as palavras que moram no silêncio"

"Palavras de ordem não toleram as brumas, pois é lá que moram os sonhos. Luminosidade total para tornar impossível sonhar. Pois os sonhos são testemunhos de que a alma se recusa a se tornar um pássaro engaiolado"

"(..) Tinha de ser uma palavra mágica, pois ela tinha de ter o poder de trazer à existência aquilo que não existia"

"(...) Somos a Virgem engravidada pela Palavra que vem com o Vento (...) Os poetas têm estado repetindo isso o tempo todo. Não é de espantar, portanto, que não sejam convidados para nossos jantares acadêmicos. Quando os poetas falam, os outros convivas pensam que eles estão bêbados"

"Para uma lagarta não há nada mais lindo que coisas que se assemelhem a ela. No mundo das lagartas, até os deuses são lagartas. Mas as borboletas obviamente dirão: tolice..."

"No mundo descrito por Orwell, 1984, sonhar era crime, e um homem foi preso porque, ao dormir, falou o seu sonho. E, fazendo isso, confessou que sua alma voava longe"

"Poetas e profetas sempre ouviram seus oráculos em silêncio, solitariamente. A beleza é como os grandes rios que regam as florestas mas que têm suas nascentes muito longe da vista, em fontes obscuras que jazem escondidas nas alturas desabitadas das montanhas. Da solidão para a comunhão, da fonte invisível para o caudal do grande rio: esse é o caminho da poesia"

"Mencionando o Pe Antonio Vieira: 'Os discursos de quem viu são discursos; os discursos de quem viu são profecias'" 

*Rubem Alves in "Lições de Feitiçaria - meditações sobre a poesia". Ed. Loyola. SP. 2003.

Comentários

Visitas