Pular para o conteúdo principal

Fragmentos Filosóficos, Antropológicos, e algo mais*


"(...) Estamos em relação mágica com o Universo"

"O mistério é que, entre nós, todas as ideias coexistem e que o conhecimento proporcionado por uma ideia acaba por beneficiar a ideia contrária." 

"(...) Pedis-me para resumir, em quatro minutos, quatro mil anos de filosofia e os esforços de toda a minha vida. Pedis-me além disso, para traduzir em linguagem clara conceitos para os quais a linguagem clara não é feita (...) A relatividade, o princípio da incerteza mostram-nos até que ponto o observador de hoje intervém nos fenômenos" 

"(...) Existem no mundo alguns exemplares do homem novo, vindos talvez de além das fronteiras do tempo e do espaço"

"Aqueles que são grandes, tanto no bem como no mal, são os que abandonam as cópias imperfeitas e se dirigem aos originais perfeitos"

"(...) Não é impossível que certos romances, certos poemas, quadros ou estátuas, desprezados até pela crítica especializada, nos indiquem as figuras exatas do mundo de amanhã"

"É que Freud e Einstein realizaram, no início, um colossal esforço de imaginação. Imaginaram um real completamente diferente dos dados racionais admitidos. A partir dessa projeção imaginativa estabeleceram conjuntos de fatos que a experiência verificou"

"(...) Toda a definição de uma coisa em si é um atentado contra a realidade"

"O verdadeiro objetivo das operações alquímicas, que talvez sejam o resíduo de uma ciência muito antiga pertencente a uma civilização desaparecida, é a transformação do próprio alquimista, o seu acesso a um estado de consciência superior. Os resultados materiais são apenas as promessas do resultado final, que é espiritual"

"Acreditai-me, os grandes espíritos estão fora daquilo que se chama civilização"

"Quando um jovem engenheiro entra para a industria, depressa distingue dois universos diferentes. Há o do laboratório, com as leis definidas das experiências que se podem reproduzir, com uma imagem compreensível do mundo. E há o Universo real, no qual as leis nem sempre são aplicadas, onde os fenômenos são por vezes imprevistos, onde o impossível se realiza"

"Agora tenho a convicção de que qualquer filosofia superior, na qual não continuem a existir as realidades do plano que ela pretende ultrapassar, é uma impostura" 

*Louis Pauwels e Jacques Bergier in "O Despertar dos Mágicos - Introdução ao Realismo Fantástico". Ed. Difel. SP. 1983. 

Comentários

Visitas