Pular para o conteúdo principal

Fragmentos Filosóficos, Devaneios, e algo mais*


"Requer-se o novo para que o pensamento intervenha, requer-se o novo para que a consciência se afirme e a vida progrida. Ora, em princípio a novidade é, evidentemente, sempre instantânea"

"Mas a função do filósofo não será a de deformar o sentido das palavras o suficiente para extrair o abstrato do concreto, para permitir ao pensamento evadir-se das coisas ?"

"(..) Aliás, uma intuição não se prova, se vivencia"

"(...) ela leva em conta não apenas os fatos, mas também, e sobretudo, as ilusões - o que, psicologicamente falando, é de uma importância decisiva, porque a vida do espírito é ilusão antes de ser pensamento" 

"(...) o tempo é uma realidade encerrada no instante e suspensa entre dois nadas"

"Para as concepções estatísticas do tempo, o intervalo entre dois instantes é apenas um intervalo de probabilidade; quanto mais seu nada se alonga, maior é a chance de que um instante venha terminá-lo"

"A intuição do tempo descontínuo, tomada no aspecto filosófico, ajuda o leitor que quer seguir, nos mais variados domínios das ciências físicas, a introdução das teses da descontinuidade. É o tempo que é mais difícil de pensar sob forma descontínua. É, pois, a meditação dessa descontinuidade temporal realizada pelo instante isolado que nos abrirá os caminhos mais diretos para uma pedagogia do descontínuo"

"Os partidários do tempo descontínuo são antes impressionados pela novidade dos instantes fecundos que conferem ao hábito sua flexibilidade e sua eficácia"

"Cumpre, pois, apreender o hábito em seu crescimento para captá-lo em sua essência; ele é assim, por seu incremento de sucesso, a síntese da novidade e da rotina, e essa síntese é realizada pelos instantes fecundos"

"Mais que uma doutrina do eterno retorno, a tese roupneliana é, pois, uma doutrina do eterno recomeço. Ela representa a continuidade da coragem na descontinuidade das tentativas, a continuidade do ideal apesar da ruptura dos fatos"

"Como realidade, só existe uma: o instante. Duração, hábito e progresso são apenas agrupamentos de instantes, são os mais simples dos fenômenos do tempo"

"Refere Roupnel: 'Ensina-nos a ver e escutar o Universo como se só agora tivéssemos dele a sã e súbita revelação. Reconduz a nossos olhares a graça de uma Natureza que desperta. Devolve-nos as horas encantadoras da manhã primitiva banhada de criações novas'"

"A poesia é uma metafísica instantânea. Num curto poema, ela deve dar uma visão do universo e o segredo de uma alma, um ser e objetos, tudo ao mesmo tempo (...)"

*Gaston Bachelard in "A Intuição do Instante". Ed. Verus. Campinas/SP. 2007. 

Comentários

Visitas