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Fragmentos Filosóficos, Antropológicos, e algo mais*


"(...) Donde bem bruscamente essa mobilidade inesperada das disposições epistemológicas, o desvio das positividades umas em relação ás outras, mais profundamente ainda a alteração de seu modo de ser ?"

"A que acontecimento ou a que lei obedecem essas mutações que fazem com que de súbito as coisas não sejam mais percebidas, descritas, enunciadas, caracterizadas, classificadas e sabidas do mesmo modo e que, no interstício das palavras ou sob sua transparência, não sejam mais as riquezas, os seres vivos, o discurso que se oferecem ao saber, mas seres radicalmente diferentes ?"

"O que erige a palavra como palavra e a ergue acima dos gritos e dos ruídos é a proposição nela oculta"

"Os signos não tem, pois, outras leis, senão aquelas que podem reger seu conteúdo: toda análise de signos é, ao mesmo tempo e de pleno direito, decifração do que eles querem dizer"

"(...) uma coisa pode ser absoluta sob certo aspecto e relativa sob outro, a ordem pode ser ao mesmo tempo necessária e natural (em relação ao pensamento) e arbitrária (em relação ás coisas), já que uma mesma coisa, segundo a maneira como a consideramos, pode ser colocada num ponto ou noutro da ordem"

"Lembra Francis Bacon: 'O espírito humano é naturalmente levado a supor que há nas coisas mais ordem e semelhança do que possuem; e, enquanto a natureza é plena de exceções e de diferenças, por toda a parte o espírito vê harmonia, acordo e similitude" 

"(...) um só e mesmo nome se aplica indiferentemente a coisas que não são da mesma natureza (...) Só a prudência do espírito pode dissipá-los, desde que renuncie a sua pressa e ligeireza natural para tornar-se 'penetrante', e perceber enfim as diferenças próprias à natureza"

"As utopias consolam: é que, se elas não tem lugar real, desabrocham, contudo, num espaço maravilhoso e liso; abrem cidades com vastas avenidas, jardins bem plantadas, regiões fáceis, ainda que o acesso a elas seja quimérico"

*Michel Foucault in "As Palavras e as Coisas". Ed. Maretins Fontes. SP. 2002. 

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