Pular para o conteúdo principal

Fragmentos Filosóficos, Delirantes*


"(...) a sabedoria de observar as coisas como parte indissolúvel de um conjunto"

"(...) constato que é da natureza de qualquer livro sair em defesa da narrativa e perpetuar a nossa espécie, dizer quem somos"

"(...) a cultura é o que a imaginação lhe ditar"

"Para Machado de Assis, a cidade é poderosa manifestação poética. Um labirinto que favorece suas reflexões e do qual não quer sair, atraído pelas suas zonas de sombra"

"(...) Apaixonado pelo que havia de mágico e mítico naquele povo que, incapaz de estabelecer fronteira entre o real e a imaginação, delegava ao Hablador da tribo o ato de responder pelas contradições de seu mundo"

"Tal poética, em formação, rendia frutos. Desaparelhava obstáculos iniciais, reduzia os preconceitos mentais e emocionais expedidos pelo lar e pelos compêndios escolares, acautelava-se contra as pautas decorrentes da criação e das versões canônicas da realidade"

"Ancorados neste continente, somos tantos e todos ao mesmo tempo. Polissêmicos e solitários, unos e fragmentados, favorece-nos uma mestiçagem originária do caos do sangue e da memória"

"A literatura brota de todos os homens, de todas as épocas. Sua ambígua natureza determina que os escritores integrem uma raça fadada a exceder-se. Seus membros, como uma seita, vivem na franja e no âmago da realidade, que constrange e ilumina ao mesmo tempo" 

"Quanto a mim, sou uma narradora que se proclama filha da linguagem que fala, pensa, escreve, cala, descreve. Filha da imaginação que articula um mundo suplementar para adicioná-lo à realidade vigente"

"(...) aprendia o valor dos artistas na escala social. Os únicos seres através de quem se enxergava a realidade com moldes novos"

"Nélida Piñon in "Aprendiz de Homero". Ed. Record. RJ. 2008.

Comentários

Visitas