Pular para o conteúdo principal

Fragmentos Filosóficos, Delirantes*


"(...) penetrar na verdade de qualquer coisa, é sempre um ato místico, do qual a melhor lógica pode apenas tagarelar superficialmente" 

"Quem é que, por palavras lógicas, pode exprimir o efeito que a música tem sobre nós ? Uma espécie de fala inarticulada e insondável, que nos leva à borda do infinito e nos deixa por momentos a olhar para dentro dele!"

"Sem um grande coração, sem uma visão clara e profunda, nenhum homem, seja em que ramo de vida for, pode prosperar (...). A natureza não faz todos os grandes homens, como não faz todos os outros homens, no mesmíssimo molde. Sem dúvida que há variedades de aptidão; mas há-as infinitamente mais de circunstâncias; e muitíssimas vezes são só as últimas que prevalecem"  

"(...) não tenho ciência de nenhum homem verdadeiramente grande que não pudesse ser todas as espécies de homem (...). Creio que há nele o político, o pensador, o legislador, o filósofo; num ou noutro grau ele podia ter sido isto tudo, ele é isto tudo"

"O herói não é agora considerado como um deus entre os seus semelhantes; mas como uma pessoa inspirada por Deus, como um profeta"

" (...) Tal homem é aquilo a que chamamos um homem original; ele vem para nós em primeira mão. É um mensageiro, enviado do infinito desconhecido com notícias para nós. Podemos chamar-lhe Poeta, Profeta, Deus; duma maneira ou de outra, todos nós sentimos que as palavras que ele profere não são como as palavras dos ouros homens"

"(...) até que chegou o grande pensador, o homem original, o vidente; cujo pensamento formulado e falado desperta a dormente capacidade de todos para o pensamento (...) O que ele diz, todos os homens não estavam longe de dizer, ansiavam por dizer. Os pensamentos de todos acordam, como que de um penoso sono encantado" 

"O pensamento uma vez desperto não torna a dormitar; desenvolve-se num sistema de pensamento; cresce, em homem após homem, geração após geração, até que alcança a sua estatura plena, e tal sistema de pensamento não pode crescer mais, devendo dar lugar a outro"

"Para nós também, através de cada estrela, de cada haste de erva, não está um deus feito visível, se quisermos abrir o nosso espírito e os nossos olhos ? (...) nós reconheçamos como todo objeto tem consigo uma beleza divina; como todo objeto é verdadeiramente uma janela através da qual nós podemos perscrutar o próprio infinito ?"

"Aquele que pode discernir o encanto das coisas, nós chamamos-lhe poeta, pintor, homem de genio, inspirado, apaixonado"

*Thomas Carlyle in "Os heróis". Ed. Melhoramentos. SP. 1963. 

Comentários

Visitas