Pular para o conteúdo principal

Fragmentos Filosóficos Delirantes*


"Ao nomear, com excessiva precisão, aquilo que se apreende, mata-se aquilo que é nomeado. Os poetas nos tornaram atentos a tal processo"

"(...) Do momento em que há vida, há labilidade, dinamismo. A vida não se deixa enclausurar. Quando muito é possível captar-lhe os contornos, descrever-lhe a forma, levantar suas características essenciais"

"(...) se o que está em estado nascente for medido com base no padrão daquilo que já está estabelecido. O establishment, com efeito, não é uma simples casta social, é, antes de mais nada, um estado de espírito que tem medo de enfrentar o estranho e o estrangeiro" 

"De um modo mais amplo, para que se tenha uma justa visão daquilo que é o outro, talvez seja necessário identificar-se com ele, ainda que seja de modo provisório, e examinar seus atos a partir do interior, sem a prioris judicativos ou normativos"

"(...) o instituinte, aquilo que periodicamente (re)nasce, nunca está em perfeita adequação com o instituído, com as instituições, sejam elas quais forem, que sempre são algo mortíferas"

"(...) aquilo que introduz a um pensamento acariciante, que pouco se importa com a ilusão da verdade, que não propõe um sentido definitivo das coisas e das pessoas, mas que se empenha sempre em manter-se a caminho"

"(...) De tanto dissecar, distinguir, o pensamento moderno esqueceu que o todo possui uma força específica que é, qualitativamente, diferente da soma de suas partes"

*Michel Maffesoli in "Elogio da Razão Sensível". Ed. Vozes. Petrópolis/RJ. 2005.

Comentários

Visitas