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Fragmentos Filosóficos, Devaneios, e algo mais*


"(...) Quem traz consigo tais conhecimentos e ainda se exercitou em algumas técnicas de uso prático, ficará, sem embargo, desarmado diante da realidade real, que sempre difere do que o cidadão comum entende por proximidade da vida e da realidade (...) E por que ? Porque não possui saber, pois saber significa: poder aprender"

"(...) É na palavra, é na linguagem, que as coisas chegam a ser e são (...)"

"Toda forma essencial do espírito é sempre ambígua. Quanto mais for incomparável com qualquer outra coisa, tanto maior será o índice de sua incompreensão"

"Toda questão essencial da filosofia acha-se necessariamente fora de seu tempo (...) A filosofia se acha necessariamente fora de seu tempo, por pertencer àquelas poucas coisas, cujo destino consiste em nunca poder nem dever encontrar ressonância imediata na atualidade (...)"

"(...) Quem instaura vigor, o criador que alcança o não-dito, que irrompe no não-pensado, que conquista o não-acontecido e faz aparecer o não-visto, um tal instaurador de vigor está sempre em risco (...)"

"A interpretação, propriamente dita, deve mostrar aquilo que já não se acha nas palavras apesar de também se achar dito (...) O mais estranho não é o grau superlativo, isto é, a graduação mais elevada do estranho. É, segundo a sua especificação, o que há de único e sui generis no estranho (...)"

"Os seres vivos se movem dentro de si e de seu meio. Embora, transbordando continuamente sobre si mesmos, se renovem em formas sempre novas, permanecem, todavia, numa única trilha, pela qual conhecem o lugar por onde andam e onde pernoitam"

"O que se detém no vir a ser, já não é, por um lado, o Nada, mas, por outro, também ainda não é, o que está destinado a ser. Segundo essa dualidade de 'não mais' e 'ainda não' permanece o vir a ser saturado de não-ser. Sem embargo, o vir a ser não é um puro Nada. É um 'não mais isso' e um 'ainda não aquilo' e assim constantemente um outro. Por isso se deixa ver ora de um ora de outro modo. Apresenta um aspecto em si mesmo, inconstante. Assim considerado, o vir a ser é uma aparência do ser"

*Martim Heidegger in "Introdução à Metafísica". Ed. Tempo Brasileiro. RJ. 1999.   

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