Pular para o conteúdo principal

Fragmentos Filosóficos, Delirantes*


"Mal defino, contudo, este enigma a que sirvo, apesar do longo convívio com o fazer literário. Sempre que tentei esclarecer os postulados da arte narrativa, falhei em apreender sua vasta relação com o mundo e os seres. Sei, no entanto, que a escritura é a residência secreta do escritor na terra" 

"Inexperiente perante os variados e infinitos sistemas verbais, crescia-me a certeza de que as palavras me desgovernavam, eram mais fortes que eu. Em especial porque significavam inúmeras coisas ao mesmo tempo, segundo os significados que lhes desse"

"(...) Persuadiam, a quem fosse, que a narrativa não desapareceria com eles e nem comigo. E não se desvanece tão pouco diante da desatenção geral. Sua chave mestra é disseminar encantos e perplexidades"

"Tal poética, em formação, rendia frutos. Desaparelhava obstáculos iniciais, reduzia os preconceitos mentais e emocionais expedidos pelo lar e pelos compêndios escolares, acautelava-se contra as pautas decorrentes da criação e das versões canônicas da realidade"

"(...) personagens que, entre eles distanciados pelo tempo, elejam a presumível morte como a linguagem transgressora da vida"

"A inquietude do artista (...) é inesgotável"

"(...) sendo a vida um argumento soberano, cabe-lhe, na narrativa, derramar poções ilusórias, farejar estéticas inovadoras, garantir à arte a sua dimensão real"

"Já que a narrativa tem ciência de que a vida, fora dos limites da invenção, perde o caráter transgressor e acomoda-se. E de que, longe da utopia, a controvertida modernidade dos sonhos desvanece-se"

*Nélida Piñon in "Aprendiz de Homero". Ed. Record. RJ. 2008.

Comentários

Visitas