Pular para o conteúdo principal

Fragmentos Filosóficos, Delirantes*


"A morte, dizia Epiteto, pega o lavrador em plena lavoura, o marinheiro em plena navegação: 'E tu, em que ocupação queres ser pego?'"

"Na Apologia, vê-se Sócrates se apresentar a seus juízes como o mestre do cuidado de si. É aquele que interpela as pessoas que passam e lhes diz: vos ocupais de vossas riquezas, e de vossa virtude e vossa alma. Sócrates é aquele que zela para que seus concidadãos 'cuidem de si mesmos'"

"A 'interdição' constituía a medida judiciária pela qual o indivíduo era, parcialmente ao menos, desqualificado como sujeito de direito"

"Monstro banalizado e pálido, o anormal do século XIX é também um descendente desses incorrigíveis que aparecem nas margens das técnicas modernas de 'adestramento'"

"(...) a crise foi inaugurada, e a idade da antipsiquiatria, que ainda se esboçava, começa com a suspeita, logo tida como certeza, de que Charcot produzia efetivamente a crise da histeria que descrevia. Tem-se aí um pouco o equivalente da descoberta, feita por Pasteur, de que o médico transmitia as doenças que ele devia combater"

"Há sem dúvida, uma correlação histórica entre dois fatos: antes do século XVIII, a loucura não era sistematicamente internada; ela era essencialmente considerada como uma forma do erro ou da ilusão. Ainda no começo da Idade Clássica, a loucura era percebida como pertencente às quimeras do mundo; podia viver no meio delas, e não tinha de ser separada, a não ser quando tomava formas extremas ou perigosas"

"As práticas discursivas não são pura e simplesmente modos de fabricação de discursos. Ganham corpo em conjuntos técnicos, em instituições, em esquemas de comportamento, em tipos de transmissão e de difusão, em formas pedagógicas, que ao mesmo tempo as impõem e as mantêm"

*Michel Foucault in "Resumo dos Cursos do Collège de France (1970-1982)". Jorge Zahar Editor. RJ. 1997. 

Comentários

Visitas